Inauguração Stella Maris - RIO GRANDE

No último sábado, 18, foi inaugurado o Centro de Atendimento ao Marinheiro Stella Maris – Seafarer's Center, na Paróquia São Judas Tadeu. O local será referência aos marítimos que chegam à cidade vindos de diversos lugares do mundo. Na solenidade de inauguração estiveram presentes autoridades e religiosos. O diretor do Stella Maris, padre Giovanni Corso, explicou que a abertura do centro tem entre os objetivos: acolher, orientar e celebrar. Acolher como uma forma de dar atenção e disponibilizar um espaço seguro e simples aos marítimos. Já a orientação oferecida pode ser pessoal, turística e econômica através de conversas, passeios na cidade e de acesso à internet e telefone. E celebrar é uma oportunidade para que o marinheiro possa renovar a confiança na vida.

 

“Aqui os marinheiros podem se comunicar com suas famílias por telefone e internet e ter horas de lazer. Pode ser feito ainda uma orientação sobre a vida, uma possibilidade do marinheiro desabafar, informar-se sobre algo. Não temos finalidades catequéticas. A intenção é realizar um trabalho formativo para ajudar a enfrentar as dificuldades. O marinheiro tem uma vida solitária. Por isso, precisa uma orientação pela fé, esperança, que lhe dê ânimo.”, esclareceu.

 

Segundo ele, os recursos para o centro vieram da Congregação Associação Beneficente São Carlos com sede em Porto Alegre. O nome do centro Stella Maris é em referência a forma como Maria era chamada, Estrela do Mar, pois os marinheiros se diziam guiados pela estrela. A estrutura do centro conta um hall, duas salas com computadores e telefones e banheiros. Conforme o padre Corso, o centro é um pequeno lugar de encontro que deve ser ampliado no futuro.  

Na inauguração, além do bispo Dom José Mário Stroeher, que deu uma benção ao local, estiveram presentes padres, um reverendo e um pastor. Também participaram da solenidade, alguns marinheiros filipinos, que após a inauguração desfrutaram do local. O centro é vinculado ao Apostolado do Mar, que este ano completa 90 anos, com sede em Roma. Esta é congregada à ICMA (Internacional Christian Maritime Association), que no mundo inteiro orienta o serviço de proteção da dignidade humana do marinheiro, promovendo a visita aos portos e aos navios e oferecendo ao marinheiro conforto material e espiritual, como contato com as famílias, passeios e momentos de lazer.

A inauguração ocorreu no Dia Internacional do Migrante, e no ano internacional do marítimo (2010). A Stella Maris – Seafarer’s Center está localizada na avenida Dom Pedro 2º , 85, no bairro Getúlio Vargas.  

Por Lorena Garibaldi
lorena@jornalagora.com.br